Tom Plantas

Cacto pedra: características e cultivo!

Os cactos possuem características incríveis e são sempre diferentões, não é mesmo? O formato desse tipo de planta é o que mais costuma variar e é também por isso que chamam muita atenção. 

O conteúdo de hoje é justamente sobre um tipo de cacto (que, na verdade, é uma suculenta) e que desperta bastante curiosidade: o Cacto Pedra. Essa é uma das espécies mais exóticas e curiosas, apesar do seu formato e aparência fazer bastante jus ao nome.

O Cacto Pedra, assim como outras suculentas, tem cuidados padrão e podem se desenvolver bem mesmo sem tantos recursos – no entanto, apesar de ser parecido com uma suculenta normal, cuidar dessa planta requer mais cuidados.

Se você quer saber mais sobre o Cacto Pedra, suas características e como cultivar essa espécie super diferente, continue lendo o artigo abaixo!

Taxonomia do Caco Pedra

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Família: Asparagaceae;
  • Subfamília: Aizoaceae;
  • Gênero: Lithops.

As plantas que pertencem ao gênero Lithops podem também ser conhecidas como “pedras vivas” ou “plantas pedra”.

Características do Cacto Pedra

Originado das zonas mais desérticas no sul da África, o Cacto Pedra é um tipo de suculenta anã e que, praticamente, não tem caule aparente (ele fica dentro da terra) para a sua sustentação.

Normalmente, o Cacto Pedra tem dois grupos de folhas que ficam unidas e aparentam estar divididas apenas por uma fissura entre elas. O formato das folhas se assemelham a cones invertidos, já que o topo costuma ser mais largo que a base.

É nessa fissura que novas folhas vão brotando para que a planta continue se desenvolvendo e crescendo, no entanto, por ser uma espécie anã, não é possível esperar que ela cresça demais – chegam, no máximo, a 3 centímetros de altura.

As cores do Cacto Pedra podem ser super variadas e não tem um padrão bem definido. Apesar disso, é possível encontrar essa espécie em verde, laranja, vermelho, amarelo, esbranquiçado, rosado – além de ter variações de espécies com manchas, estrias e pontos também.

Por ser considerado uma suculenta anã, o Cacto Pedra tem uma forma que possibilita um grande armazenamento de água em seu interior (nas folhas que, inclusive, são bem gordinhas e suculentas) e, devido ao seu formato, há pouca perda de água por evaporação.

Uma característica super importante do Cacto Pedra é que, apesar de ser lindo e super diferente, ainda não é possível encontrar a espécie de forma fácil aqui no Brasil. Então, é bem provável que você não verá esse tipo de suculenta em mercados ou lojas de jardinagens menores.

Devido a essa escassez, muitas pessoas buscam comprar as sementes do Cacto Pedra através da internet e essa é uma boa possibilidade. É preciso apenas tomar cuidado para não cair em anúncios fakes e receber uma semente falsificada em casa.

Como cuidar do Cacto Pedra?

Como mencionado logo no início desse artigo, apesar do Cacto Pedra ser uma suculenta e ter algumas características parecidas, essa espécie é um  pouco mais difícil de cuidar.

Então, agora que já falamos sobre as características principais desse cacto, vamos adentrar um pouco mais a respeito dos cuidados. Vamos lá?

Período de dormência

O Cacto Pedra tem um período de dormência que dura por meses e, normalmente, acontece nas épocas mais quentes do ano. Entender sobre essa dormência é importante porque, durante o processo, o ideal é manter as regas espaçadas e evitar exposição a raios solares muito fortes.

Além disso, é importante saber que é durante o inverno que o Cacto Pedra melhor se desenvolve.

Clima

O Cacto Pedra pode ser cultivado em lugares com sol pleno ou meia sombra, desde que tenha bastante luz indireta. Quando recebem pouco sol, esse cacto pode ficar mais suscetível ao aparecimento de fungos que destroem a planta.

No entanto, apesar de gostar de calor, o Cacto Pedra não tolera temperaturas muito altas e sol muito forte no período da tarde.

Rega

As regas do Cacto Pedra, de modo geral, tem um esquema muito parecido com as suculentas padrão. Por isso, você pode tentar regá-lo 1 vez a cada 7 dias.

No entanto, é muito difícil encontrar um padrão para esse processo, já que o ambiente e a quantidade de luz que o Cacto Pedra recebe determina a quantidade de água necessária.

Muitas vezes, alguns Cactos Pedra desaparecem ou morrem afogados, tanto pela falta quanto pelo excesso de água. Dessa forma, o ideal é testar e avaliar como a sua planta está respondendo aos cuidados.

Solo

O substrato do Cacto Pedra precisa ser mais granuloso e soltinho (evite compactar o máximo que puder), além disso, é necessário que também seja drenável. 

Para melhorar essa característica do solo, é possível mistura-lo com areia e incluir uma camada de drenagem no fundo do vaso. Para isso, utilize argila, cacos de telhas e pedras também. Além disso, é interessante colocar uma camada de pedriscos na superfície para evitar muita umidade na planta. 

Poda

O Cacto Pedra praticamente não precisa de nenhuma ação relacionada a poda, já que as hastes das flores vão desaparecendo sozinhas durante o desenvolvimento.

Adubação

Não é preciso fornecer adubo orgânico para o Cacto Pedra, já que é um tipo de planta acostumada com solos escassos e pobres em nutrientes. No entanto, uma solução NPK que seja específica para cactos pode ser uma opção.

Fonte: https://florescoloridas.com.br/

Aqui na Tom Plantas você encontro o Cacto Pedra!!!!

#TomPlantas #Suculentas #Cactos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *